Sobre

Meu nome é Heitor Garcia, e eu sou engenheiro e criador do blog e canal Decifrança. Estou morando na França desde agosto de 2017 e quando não estou com os escoteiros tento descobrir mais sobre esse país e escrevo as descobertas aqui pro blog.

Após 6 anos e meio de  um curso de engenharia, mais de 1000 currículos enviados, dez meses no mundo das startups e uma mudança total de carreira, acabei voltando pra França pra trabalhar.

Eu sempre fui de escrever, sendo que desde que eu comecei a conhecer o mundo da internet,  eu já comecei meu primeiro blog na época em que o Blogger nem era da Google. Sem saber muito bem o que eu estava fazendo, ou o porquê, eu compartilhava minha vida e meu dia a dia. No colegial acabei deixando de lado o projeto para me concentrar no vestibular. Logo depois que eu consegui a vaga no intercâmbio, como muitos outros, voltei a escrever, em um novo blog, onde eu contava sobre os estudos na França e comentava um pouco sobre o que eu ia descobrindo sobre a vida aqui, a faculdade, os franceses, minhas viagens…

Eu cheguei a ser contactado algumas vezes por pessoas que estavam interessadas no programa que eu fiz, e eu acabei ajudando algumas delas a encontrar mais informações e se preparar para a candidatura. Mesmo conseguindo ajudar algumas pessoas, o blog não tinha lá muito propósito, sendo mais sobre o que eu ia vivendo, sem muito foco ou objetivo.

Três anos depois do meu intercâmbio, e novamente na França, resolvi voltar a compartilhar um pouco do meu dia a dia, mas de uma forma um pouco diferente. Resolvi não apenas começar um novo blog, mas também lançar um canal no youtube, dessa vez com um propósito mais bem definido:

A idéia do projeto é ajudar as pessoas a entender melhor a cultura francesa, como funciona a sociedade e o que se passa na cabeça dos franceses.

Para isso,  pretendo não só minha opinião, mas pesquisa e insights  dos próprios franceses.

É um pouco ambicioso da minha parte querer fazer tudo isso além de trabalhar como engenheiro, mas a carga horária na França ajuda um pouco (um dia farei um post sobre isso), e como um dos meus objetivos de vida é ter uma vida equilibrada, um projeto criativo não poderia estar mais alinhado que isso! 

Quer entender um pouco mais da França e como funciona a cabeça dos franceses? Junte-se a mim nessa jornada!

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑