Oi gente, tudo bem ?
Queria só compartilhar que essa semana recebi o “Avis d’Imposition”, ou seja, um papel do fisco que indica o montante declarado junto com o imposto de renda a pagar.
Este ano veio tudo online, pela plataforma do site impots.gouv.fr; é bem prático, a gente recebe um e-mail indicando que tem uma mensagem, e daí é só acessar o site e baixar o documento oficial.
Nada muito interessante (afinal só indica dados que eu mesmo já dei para o governo), mas como aconteceu algo que eu não sabia com relação ao pagamento do imposto, achei legal compartilhar.
Nos últimos dois anos, ao receber o imposto a pagar, eu tive que me conectar na plataforma e indicar que queria fazer o pagamento, com meus dados e a data de débito em conta.
Já este ano (que é o terceiro em que declaro), veio uma indicação de que o governo colocou – sem me consultar, o que achei estranho – em débito automático e dividido em 4 parcelas iguais, com pagamentos em setembro, outubro, novembro e dezembro.
Apesar de não ter curtido muito, por preferir pagar de uma vez e já me livrar da mordida do leão, entendo a posição com relação à todas as diferentes estatísticas sobre economias e dificuldades financeiras dos franceses, especialmente esse ano.
Para quem quiser saber mais sobre como funcionam os impostos aqui na França, tem alguns posts aqui no blog sobre o assunto :
Deixe um comentário