Rapidinha – Formulários do IR 2020

Fala galera!

A vida de todo mundo está inesperadamente diferente, em muitos sentidos.

Pessoalmente, a minha vida está não uma correria, mas eu tenho me focado em coisas que antes não tomava tempo.

Mas uma das coisas que, querendo ou não, vai chegar para todo mundo que mora na França, é a declaração de Imposto de Renda. Apesar de ter aumentado o prazo, o governo não vai deixar passar.

Eu sou bastante proativo quanto a isso, então já fui olhar o site no primeiro dia possível (tudo foi liberado essa segunda-feira 20 de abril) preferi começar a olhar e pesquisar sobre a temida Declaração de Imposto de Renda (Déclaration des Revenus), que acontece agora em maio.

A notícia importante: já saíram os novos formulários 2020, com exceção do 3916

Esse é o primeiro ano em que eu tenho todos os dados para fazer a declaração online, então eu não preciso mais preencher 80 páginas de formulário! Viva!

Mas como eu sei que essa informação pode ser útil para outras pessoas eu vou manter uma lista do que você precisa e dar uma atualizada no pacote para ajudar quem está fazendo pela primeira vez.

Para quem já fez uma primeira declaração, saiba que você deve receber um lindo pacote do fisco, com explicações sobre a declaração deste ano e cópias de alguns formulários. Isso só para a primeira, em tese a partir deste ano quem já tem um acesso online não recebe mais o formulário em papel (é o que diz o site do governo pelo menos)

Eu já falei com bastante detalhes de cada um deles ano em 2018 quando eu fiz a declaração pela primeira vez. Para quem já quiser ir dando uma olhada, temos links:

E para dúvidas em geral, tem um link com uma página dedicada somente ao assunto dentro do site impots.gouv.fr

ATENÇÃO:

Eu não sou um especialista em impostos, e este blog não deve de modo algum substituir uma visita ao Centre de Finances Publiques, onde você terá informações específicas para o seu caso e todo o suporte que precisar. Esta página deve servir  uma primeira leitura para você saber por onde começar, ter um mínimo de embasamento e um norte na hora de pesquisar sobre sua declaração.

 

Mas o objetivo deste post é apenas dar algumas datas chave e recapitular rapidinho quais formulários você deve imprimir para fazer sua declaração caso tenha acabado de chegar do Brasil – e até mesmo para quem já está aqui há mais tempo, sempre vale um lembrete.

As datas estão um pouco mais flexíveis por conta da crise sanitária do COVID-19, o que em si não muda em nada as modalidades da declaração, mas deixa uma margem para quem tiver dificuldades.

Para quem declara online, 3 datas uma por zona :

  • até o dia 4 de junho de 2020 para quem mora nos departamentos n° 01 à 19 e quem é não-residente;
  • até o dia 8 de junho de 2020 para quem mora nos departamentos n° 20 à 54 (incluindo a Córsega);
  • até o dia 11 de junho de 2020 para quem mora nos departamentos n° 55 à 974/976.

Já para quem vai declarar por correio, a data limite é uma só : 12 de Junho.

Tudo isso está escrito nessa página aqui

 

A checklist do que você tem que imprimir (no mínimo!) para declarar se ainda tem algum vínculo com o Brasil :

 

Já vale a pena começar a olhar e ver desde já quais documentos você vai precisar para justificar tudo. Aqui no blog tem um post antigo no qual eu dou várias indicações, foi realmente o resumo do passo a passo que eu fiz para entregar a minha própria declaração.

 

 

L'amitié du méchant est plus dangereuse que sa haine. (9).jpg

Para quem está começando a vida financeira aqui na frança, eu também já fiz alguns outros posts tratando de temáticas mais “financeiras” aqui no blog:

Se você achou esse post útil, não deixe de me dar um oi no twitter, curtir e compartilhar com seus amigos! Esse tipo de informação não é muito divulgado e é bom saber que não é só a gente que está tendo dificuldades com isso.

Boa semana!

ATENÇÃO:

Eu não sou um especialista em impostos, e este blog não deve de modo algum substituir uma visita ao Centre de Finances Publiques, onde você terá informações específicas para o seu caso e todo o suporte que precisar. Esta página deve servir  uma primeira leitura para você saber por onde começar, ter um mínimo de embasamento e um norte na hora de pesquisar sobre sua declaração.

Um comentário em “Rapidinha – Formulários do IR 2020

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: