Artigo em Francês – Hábitos dos Brasileiros

Fala galera!

Eu resolvi fazer hoje mais uma tradução de um artigo em francês.

Eu vi este artigo no facebook,  quem compartilhou foi uma amiga francesa que morou no Brasil por alguns anos. Ele é bem curtinho, então eu achei legal até para quem ainda não se sente muito à vontade com o idioma.

O título já é bem chamativo, com “5 hábitos cotidianos para copiar o estilo de vida brasileiro“.

Cabe dizer : a definição desse estilo de vida é muito diferente do que a gente vive! Achei  muito louco a definição : bronzeados o ano todo, sempre sorrindo, corpos esculturais, e sempre de bom humor.

Uma boa parte até que é verdade, mas as fotos não são lá bem a vida do brasileiro médio não…

Ainda assim, é um bom material para abordar em aulas de francês, e mostra um pouco da visão que a França tem do Brasil. O artigo está bem atual (saiu dia 24/05/2019). O link da reportagem, com o texto completo em francês pode ser baixado neste link aqui.

Vamos à tradução?

Cinco hábitos cotidianos para adotar o lifestyle brasileiro

O mundo todo inveja os brasileiros: bronzeados o ano todo, sorridentes, com corpos esculturais e sempre de bom humor… O estilo de vida deles é ideal. E se com apenas alguns dos hábitos já desse para aproveitar esse estilo de vida com felicidade e bem-estar para dar e vender?

Começar o dia com muita energia!

O café da manhã tradicional tem que ter frutas. O mamão é uma das frutas que reinam nas mesas do café da manhã. Assim como a banana e o abacate, a fruta é fonte de vitaminas e energia. Mexidos ou fritos, os ovos contém proteínas indispensáveis para começar o dia.

2

 

Manter-se em forma

Todos sabem que os brasileiros são esportivos e cuidam bem do corpo. A maioria deles começa o dia com já na academia para treinar sem desânimo. “Vou malhar” é uma expressão comum, que pode ser traduzida pela idéia de fazer um esforço para alcançar um resultado físico.

Viver com música

As rádios brasileiras disputam os horários mais cotados da manhã. Entre 07h30 e 10h, as FMs passam o melhor da música brasileira para a animar o dia. A música acompanha ao longo do dia o ritmo de vida dos brasileiros.

Manter contato

Os brasileiros são muito comunicativos, e as relações, sejam de amizade,  trabalho ou outras, são levadas muito a sério. Essa interação e esse calor humano é muito importante para eles. Não é raro receber presentes de colegas de trabalho ou um abraço para demonstrar amizade.

Se divertir e esquecer os problemas

Seja no fim de semana ou não, os brasileiros sabem viver o presente e festejar. Happy hours, churrasco, qualquer razão é suficiente para juntar a galera e se divertir.

O sol, fonte de vitaminas

O sol é fonte de vitamina D, mas além disso, ele faz quem mora perto do litoral aproveitar das praias e do mar o ano todo.

Esse sentimento de férias ajuda a manter o bom humor e a combater a depressão crônica e o burnout.

 

3.jpg

Glossário:

Oeufs brouillés : ovos mexidos

Oeufs plats : ovos fritos, ovos estalados (o nome muda dependendo da região no Brasil)

Salle de sport : em francês eles não falam "académie" (o termo serve para assuntos acadêmicos no sentido faculdade ou colégio),  nem "salle de gym(nastique)". Essa última pode ser usada mas é mais comum ouvir "salle de sport". 

Se quiser falar que vai malhar, diga "Je vais à la salle de sport".

Abraço: difícil de traduzir essa palavra em francês. No texto eles usam "s'enlacer", e eu também uso "faire une acolade". A palavra "embrasser" também pode servir para isso mas cuidado pois é a mesma palavra que serve para falar "beijo"...

 

Para aprofundar :

Além de indicar o ótimo livro O Poder do Hábito, de Charles Duhigg, que na verdade tem pouca relação com o post fora o fato de ser um livro excepcional sobre hábitos, não tenho muito a adicionar em termos de links sobre o tema.

Eu decidi aproveitar e aprofundar alguns do hábitos de brasileiro que fazem toda a diferença na minha vida aqui na frança. E adicionar um que muda TUDO e faz a gente receber elogios.

Da lista, eu vou gardar :

  • Manter-se em forma,
  • Viver com música e
  • Se divertir e esquecer os problemas

 

E adicionar :

  • Cuidar dos dentes e da aparência em geral

Eu vejo no dia a dia que existe uma diferença real entre como eu e meus amigos e colegas de trabalho franceses vivem isso.

Manter-se em forma

Em geral, os franceses se cuidam bastante e fazem bastante esporte, mas em geral são atividades esportivas realizadas em clubes e em grupo. Demorou bastante para eu entender porquê as pessoas ficam tão surpresas quando eu digo que estou voltando da academia pela terceira vez na semana.

Viver com música

Como eu trabalho bastante tempo sozinho e concentrado, para mim parece simplesmente óbvio que colocar o fone e escutar música é a única opção possível, mas exceto uma ou outra ocasião quando escuto alguém colocando a rádio no escritório, eu sou o único a fazer isso.

Atualmente eu moro com um músico, e ainda assim é muito mais comum eu colocar música na casa do que ele.

Se divertir e esquecer os problemas

Não é que os franceses não saibam se divertir, mas falta um toque de brasilidade para ficar 100% mesmo. A gente tem muito mais rápido proximidade e informalidade nas relações, o que faz com que tudo fique mais leve, especialmente quando estamos nos divertindo.

Por exemplo, há duas semanas eu fui num churrasco, sendo que eu era o único brasileiro e fiquei na churrasqueira. Quando eu comecei a cortar a carne em pedacinhos para passar para todo mundo, já me mandaram parar falando que dava muito trabalho e que cada um ia se virar e fazer seu prato.

Foi um pequeno choque de cultura, e eu percebi que faz toda a diferença no clima do churrasco quando no lugar de cada um ir pro seu canto fazer seu pratinho uma pessoa com um prato cheio de pedacinhos passa e cada um pega um pedaço de cada vez. Além disso permitir que o evento dure muito mais, as pessoas são obrigadas a fazer muito mais interações entre si para comer a mesma quantidade de carne.

É uma boa análise sociológica? Talvez não, mas foi a impressão que tive.

Cuidar dos dentes e da aparência em geral

Apesar dos franceses terem muito bom gosto para se vestir, e terem uma boa noção de moda e combinações, o cuidado mais geral que os brasileiros têm deveria estar no topo dessa lista.

Apesar de eu negar totalmente o clichê de que franceses não tomam banho, o cuidado com os dentes e com as roupas é muito diferente. No trabalho, todos os brasileiros que eu conheço confirmam que somos os únicos a escovar os dentes após o almoço, e como aqui é muito comum fumar, os dentes das pessoas são muito menos cuidados que no Brasil. Para piorar a situação, aqui tudo o que é ligado a tratamentos estéticos custa muito caro e em geral foge totalmente do radar das pessoas.

4

Quando as pessoas elogiam como meus dentes são bonitos, eu sorrio e agradeço, mas por dentro estou pensando : “chama aparelho ortodôntico”, ou então : “se você largasse o cigarro já ajudava”.

E o segundo ponto são as roupas. Eles podem mandar muito melhor do que os brasileiros em geral no quesito estilo, mas o cuidado com as roupas é muito menor. Eu já surpreendi mais de uma vez a menina que mora comigo misturando toalha de corpo com pano de chão na máquina de lavar e quase tive uma síncope.

Eu não cuido da minha roupa tão bem quanto minha mãe, que separar cores, tecidos, e passa tudo até cada dobrinha desaparecer, mas é raro ver franceses passarem roupa como nós fazemos no Brasil.

Uma amiga minha fez um estudo empírico e para ela o que faz a má fama de não tomar banho dos franceses não é falta de água, mas falta de lavar roupa o suficiente e repetir a mesma de um dia para o outro. Tudo baseado em metodologia científica de ponta com uma amostra de amigos do trabalho e de faculdade ao longo de anos.

 

E você? Acha que esses são mesmo hábitos dos brasileiros? Quais são os seus hábitos brasileiros que você acha que adicionam no dia-a-dia? Não deixe de deixar um comentário ou então de contar lá no Twitter!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: