Em Francês – Brumadinho

Fala galera!

Este ano estou planejando algumas novidades aqui no blog…

Como vocês puderam ver semana passada, a primeira delas é que estou buscando algumas colabs. Começamos com estilo, e a Thaís já chegou chegando com um assunto bem legal, renovação de passaporte na França.

A segunda é que estou começando uma parceria com uma grande amiga, a Priscila Moraes, que está trabalhando comigo para propor novos formatos e mais conteúdo aqui no blog. Não sabemos ainda a frequência, nem o formato exato, vamos começar bem experimentando, então não deixem de postar comentários aqui ou no meu Twitter.

A primeira idéia que queremos testar :

criar conteúdo, em francês, sobre as notícias do Brasil que saem na imprensa francesa.

Nada muito longo, a idéia seria o conteúdo poder servir tanto para uma leitura rápida – para quem está começando ou quem quer só uma passada rápida no assunto – quanto para um nível mais aprofundado, com a leitura dos diferentes artigfos indicados.  Esperamos criar um  conteúdo que seja bem abordável para aulas de francês de todos os níveis.

Para isso vamos trabalhar com curadoria de grandes fontes como Le Monde, L’Express, Le Figaro, e outros jornais de alcance internacional. Como nos demais posts do blog, as fontes estarão sempre indicadas e, quando possível, linkadas, para você poder ver direto na origem. Para enriquecer os artigos vamos sempre buscar ter vídeos e imagens, e um pequeno glossário no final de cada post para dar aquela ajuda com as palavras menos comuns.

Ah, o objetivo é os posts terem também a indicação do nível de dificuldade junto as fontes, segundo o Cadre Européen (que é a tabela oficial usada na União Européia para avaliar as habilidades em um idioma)

Brumadinho

Le premier sujet que nous avons souhaité aborder est la rupture du barrage de Brumadinho. Cette tragédie survenue le 25 janvier a été suivie par tous les principaux journaux français.

Le fait que ce soit une répétition de ce qui s’était passé en 2015 au barrage de Samarco n’est pas passé inaperçu à l’Express, comme montre cette vidéo :

Le Monde ne prends pas des pincettes et indique clairement que l’événement de 2015 était “la pire catastrophe environnementale de l’histoire du Brésil”, et que pour 24 mille barrages il n’y a que 154 contrôleurs.

Un premier article (niveau A2) sorti le 28 janvier est plutôt factuel et court, mais au 2 février, un 2e article, plus complet (niveau B2-C1), contient le bilan à date de la rupture à Brumadinho, et fait un rappel détaillé de ce qui s’était passé à Mariana.

Le Figaro, à son tour, a relayé le 4 février des images de Globo (niveau A1) avec l’instant précis de la rupture. L’article en question contient également le bilan à date de la tragédie. Ils indiquent également qu’au moment de la tragédie beaucoup de mineurs étaient en train de déjeuner à la cantine d’entreprise.

Glossário:

À la hâte : com pressa, desesperadamente

Boue : lama
Bilan : resumo, balanço (a mesma palavra serve para o balanço bancário ou contábil)

Cantine d’entreprise : restaurante da empresa.

Contrôleurs : auditores

Mineurs : atenção, esta palavra serve tanto para “mineiros” (quem trabalha na mina) quanto para “menores de idade”. Nestes textos ela se refere às pessoas que trabalham nas minas de ferro.

Prendre des pincettes : "medir as palavras", sendo que a versão francesa é uma metáfora de imagem.

Para aprofundar :

O site da Federação Francesa de Atividades de Despoluição e do Ambiente (www.fnade.org/fr)  é uma ótima fonte para entender que tipos de ação são tomadas na França na frente do desenvolvimento sustentável e meio ambiente.

O Movimento Colibris defende a mudança do modo de vida e a limitação do crescimento econômico como uma defesa para limitar o impacto ambiental causado pela atividade humana.

 

Algumas outras idéias estão em incubação, então vamos testar algumas coisas e ver como é o feedback de vocês.

Não deixem de comentar nos posts ou lá no Twitter para a gente poder ir melhorando!

Um comentário em “Em Francês – Brumadinho

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: