Se eu estiver na França, posso renovar o passaporte? Saiba na primeira colab do blog!

Olá pessoal, tudo bom?

Eu sou a Thaís, e há pouco mais de um ano embarquei nessa doce e louca aventura de morar e trabalhar na França. Eu costumo brincar que isso tudo daria uma série (juro que a temporada 2019 já é um grande sucesso entre o público e crítica), não perco a oportunidade de exibir para o mundo as estátuas e situações inesperadas que encontro pelo caminho.

L'amitié du méchant est plus dangereuse que sa haine. (4).jpg

Eu tenho a mania de querer ser engraçadinha nos meus stories, mesmo que por vezes ninguém entenda as referências. Se quiserem participar das minhas descobertas (pelas dores e amores) do que é a vida longe da pátria amada me sigam lá no insta no @thacribas e venham acompanhar as “Vitórias e derrotas de uma jovem adulta vivendo sozinha no exterior”.

Na minha primeira colab aqui no Decifrança vou deixar as dicas e passo-a-passo de como renovar seu passaporte brasileiro na França.

Vamos lá?

Para renovar o passaporte não é preciso esperar o seu atual documento vencer.

Inclusive é bastante recomendado fazer isto com uma certa antecedência, por 2 razões principais:

  • para alguns tipos de renovação ou troca de vistos o governo francês solicita um passaporte de validade igual ou superior ao tempo da autorização de estadia,
  • diversos países impedem a entrada de estrangeiros com passaportes que tenham menos de 6 meses de validade no momento da chegada.

Foi pensando nas minhas férias em abril que eu fui até Paris renovar o meu.

Todo o processo de emissão de passaporte no consulado brasileiro me surpreendeu muito positivamente, talvez por já estar me acostumando com prazos e burocracias francesas.

Quase não acreditei quando o processo foi simples, rápido e eu diria até indolor se não fossem os 120 euros de taxa.

Mas então o que devo fazer para renovar o meu Passaporte Brasileiro estando na França?

A renovação do passaporte pode ser feita de duas maneiras diferentes:

  • A distância: enviando os documentos solicitados pelo consulado (inclusive seu passaporte atual) por correio, juntamente a um envelope pré-pago para o reenvio da documentação. Este tipo de renovação tem um prazo de 60 dias além do tempo de expedição e retorno dos documentos.
  • Presencialmente: Indo com horario agendado até o consulado Brasileiro em Paris com seus documentos. E prazo de até 5 dias, sendo geralmente entregue no proprio dia.

Eu pessoalmente fiz pelo modo presencial. O meu agendamento era para 09:15, sendo que às 09:30h já tinha terminado o atendimento. Às 11:30 meu passaporte já estava disponível para retirada!

Sinceramente, não recomendo a renovação a distância. Além de ter um prazo bem superior a renovação presencial há o risco de extravio e/ou perda dos documentos o que pode te dar uma grande dor de cabeça.

É sempre importante destacar a importância do passaporte, que é muitas vezes o único documento de identificação válido quando estamos vivendo no exterior.

Agendamento

Para fazer o agendamento de um atendimento é preciso ir diretamente no site do consulado no guiche “PASSAPORTE”.

Sobre esse ponto fica aqui uma dica importante:

Os horários costumam ser liberados no inicio da semana para os próximos 15 dias. Então é bom ficar atento ao site principalmente às segundas e terças.

Segundo os atendentes do consulado, à partir de Março o agendamento de atendimento para tirar o passaporte passa a ser obrigatório e não serão mais atendidas pessoas sem rendez-vous a não ser em casos emergenciais com comprovação por escrito (certidão de obito, medical, etc.).

Para todos os efeitos vamos anotar que não tem mais atendimento sem rendez-vous!

O que levar?

A lista dos documentos a levar ao seu agendamento é curta , nada além dos documentos normaiss de identificação. A lista disponível neste link [To do Heitor – colocar o link da página com a lista], é a seguinte:

  1. Uma fotografia tipo Photomaton (tem um post sobre isso aqui!)
  2. Passaporte atual
  3. Documento que comprove a nacionalidade brasileira :

    • Certidão de nascimento ou casamento brasileira ou Certidão de naturalização, ou
    • Carteira de Identidade (RG)
    • Para brasileiros nascidos no exterior: registro consular de nascimento ou, caso já transcrita no Brasil, certidão de nascimento brasileira.
  4. Documento de identificação brasileiro : RG, Passaporte Atual, CNH, Carteira de trabalho ou Documento de identidade profissional; ou documento de identificação estrangeiro desde que tenha o mesmo nome da documentação brasileira.
  5. Em caso de mudança de nome ou sobrenome: Certidão de casamento/ averbação de Divorcio
  6. Quitação militar
  7. Quitação eleitoral – Muito importante sem esse comprovante do TSE não é possivel renovar o passaporte.

Ao fazer o seu pedido de renovação do visto é preciso preencher o formulário eletrônico de pedido de passaporte no site do consulado anexando os documentos e a fotografia.

O recibo do formulário deve ser impresso, assinado e entregue juntamente com a foto no guiche de atendimento no dia marcado.

Atenção! O formulário eletrônico tem um prazo de validade, então se ele vencer antes do agendamento no consulado tem que refazer.

Durante o atendimento no consulado será feita a cobrança da taxa de emissão de 120 euros, mas fiquem atentos,

o pagamento é aceito apenas em cartão de débito ou Crédito.

Não esqueça o passaporte atual!

Outro ponto a observar é que não apresentar o passaporte anterior no momento da renovação acarreta na diminuição do prazo de validade do seu novo documento de 10 para 4 anos podendo chegar a até 7 meses em caso de recorrencias. Claro que isso não se aplica para passaportes extraviados ou roubados, mas nesses casos é preciso comprovar com o boletim de ocorrência da préfecture de police e o Formulário de Comunicação de Extravio, furto ou passaporte danificado .

Menores de idade

Em casos de menores de idade em regra geral o processo é o mesmo, não sendo necessarios os documentos de maioridade (quitação militar e Eleitoral) mas sendo obrigatória a apresentação da documentação dos pais e a autorização de ambos além da taxa de pagamento e do prazo de validade serem menores.

Para quem quiser as informações direto na fonte, o site do Itamaraty tem uma FAQ com essas informações e todos os detalhes técnicos.

Viram!? Quase indolor. Espero que essas dicas tenham ajudado vocês. Mas caso tenham ficado algumas dúvidas deixem aqui nos comentários. E se vocês quiserem mais conteúdo meu, não deixem de pedir no meu Insta, ou no Twitter do Heitor!

Um Abraço e à bientôt!

Um comentário em “Se eu estiver na França, posso renovar o passaporte? Saiba na primeira colab do blog!

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: