Idéias de presentes do Brasil para Franceses

Fala galera!

Já estamos na época do Natal!

Aqui na França é uma época bem gelada, com direito aos marché de Noël que são AMOR de comidas de inverno, bebidinhas quentes, e cheios de presentes diferentes

 

Maaas, este ano não estarei falando sobre isso.

Este ano, eu estou no Brasil para aproveitar as férias, a família, e o sol! Uma pausa no inverno Francês para viver o calor do Brasil era tudo o que eu precisava para recarregar as baterias.

Como não podia deixar de ser, quando viajamos pensamos em trazer presentinhos para os amigos. Eu em geral gosto de enviar cartões postais, mas quando sei que vou encontrar alguém logo após uma viagem, gosto de ter uma comidinha típica para mostrar. E, no caso dessa viagem, já tenho alguns pedidos…

Acho que quem mora fora sempre escuta os amigos e família brasileiros pedindo coisas “que só tem na Europa”. A gente sempre pensa nesses itens, mas acho que poucas vezes pensamos no que vamos trazer do Brasil para a França.

Quando eu cheguei aqui tinha uma idéia das coisas que eu achava que seriam super legais para dar de presente, mas ao longo do tempo isso foi evoluindo. Tem algumas coisas que os franceses me perguntam ou pedem para trazer que eu jamais teria pensado, enquanto outras que eu achava o máximo, a melhor idéia, e que na realidade acabam sendo meio sem graça.

Para ajudar quem estiver sem idéias e precisar trazer um presente, resolvi fazer uma listinha de idéias simples e que saem um pouco das Havaianas e cachaça (que estão na lista também, mas não apenas!)

Obviamente que se você já conhecer o gosto da pessoa fica mais fácil trazer algo, mas quando a gente não tem idéia nenhuma e precisa de uma ajuda essa colinha poderá ser útil.

Acho legal deixar essa lista meio que em aberto – ela vai ser um pouco evolutiva conforme os comentários e conforme eu for pensando em mais coisas, mas lançando a idéia pelo menos já dá para começar a pensar e ter um ponto de partida.

Atenção: Todas essas dicas estão canceladas se a pessoa te pedir explicitamente algo!

Vamos lá!

  • Música (um CD de samba, MPB, forró, funk ou algo típico da sua região)
  • Café
  • Goiabada
  • Paçoca
  • Cachaça
  • Trabalhos manuais (rendas, toalhas bordadas, jogo americano)
  • Bijouteria de bambu, capim dourado ou outros itens locais
  • Pipas (não para qualquer um, mas é uma idéia criativa que foge do comum)
  • Chaveiros

Em geral itens que passam um sentimento de “local” ou feito à mão são uma boa idéia.

Eu gosto de associar também a itens úteis para não virar só mais uma tralha num armário.

Esse gosto por artesanato me surpreendeu bastante quando descobri, especialmente porque no Brasil a gente tem tendência a valorizar pouco, mas aqui eles super gostam de bordados, costura à mão e afins!

 

 

 

 

 

 

E outro tipo de presente que eu super gosto são aqueles que te fazem passar um momento legal com a pessoa – por isso o café e a cachaça estão na lista. Claro que você pode só dar o café, mas você pode levar até a casa da pessoa e fazer um café na parte da tarde ou num final de semana.

 

Para complementar, acho que vale ressaltar algumas idéias que eu pessoalmente acho que não colam muito, e que ao longo do tempo eu percebi que não funcionam ou que o efeito não é tão legal – sabe quando a cara da pessoa não é aquilo que você esperava? Bem isso.

A minha lista do que não funciona é:

  • Havaianas*
  • Feijão
  • Fubá
  • Polvilho
  • Bíquinis
  • Cacarecos escritos “brasil”

Tudo o que a pessoa tiver que cozinhar ou preparar de um jeito específico – e que para a gente parece óbvio – é uma má idéia. Tem poucas chances de a pessoa realmente achar a receita correta e colocá-la em prática. Eu pessoalmente já dei fubá de presente e acho que até hoje está no armário da pessoa.

 

 

 

 

E os itens que são do Brasil mas que você poderia encomendar facilmente em qualquer lugar eu também acho meio tristinho. Um chaveiro diferente feito de coco por exemplo pode ser legal, mas eu pessoalmente acho que uma caneca genérica escrito “bem vindo ao Rio” ou algo do tipo é bem tristinho.

Em especial para havaianas e biquíni : sem ser pedido, eles até parecem ser uma boa, mas é pouco criativo, e além do mais é algo que é possível comprar até que facilmente na Europa. Fora o risco de errar a numeração, que muda bastante aqui. O risco extra de um biquíni é que o caimento pode não causar uma boa impressão (uma francesa pode até fazer topless, mas dar um fio dental de presente sempre parecerá uma falta de tato, para não dizer pior)

Se quiser saber o que os franceses falam sobre o assunto, eu separei dois links: um do site bossanovabrasil.fr e um do tourismerio.com , mas ambos tem algumas dicas que eu acho nada a ver pessoalmente, então eu separei só o que eu realmente acho legal e e traz algo de diferente mesmo.

 

Se tiver alguma idéia diferente de presente, algo que te chamou a atenção e que você acha que deveria estar na lista, deixe um comentário ou dá um oi no Twitter! Assim a gente completa essa lista e mais gente vai poder encontrar o presente ideal quando for vir para a França.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: