Fala galera!
O segundo post de receitas do blog! Yeeey!
A idéia da primeira receita veio de algo que eu não gostava na infância, mas essa é de algo que eu sempre adorei e uma das minhas preferências até hoje para o inverno. Estou falando de sopa!
A parte boa é que para fazer uma sopa não tem lá muito segredo, em geral se você bate os legumes que tem em casa já deu certo.
https://www.instagram.com/p/BogrE6_gnvp/
Mas como estamos falando de receitas de outono, e a idéia é compartilhar receitas da França, vamos nos adaptar à sazonalidade e fazer um “Vélouté”.
Que nada mais é do que uma sopa com um teco de creme de leite fresco.
Para quem tem preguiça e só quer fazer uma sopa logo eu vou dar minha receita de sopa em 4 passos que eu faço para aquelas semanas em que eu sei que vou estar com pressa mas não quero deixar de comer algo gostoso e nutritivo.
Receita : Velouté de Abóboras
Essa receita é da minha coloc, que me passou quando estávamos com alguns legumes quase para perder em casa. Tínhamos bastante legumes, então a etapa mais demorada foi cortar tudo e esperar ficar cozido.
A gente fez com abóbora tipo butternut, mas pode fazer com qualquer uma que fica bom também!
Ingredientes para duas pessoas
- 400g de abóbora tipo butternut
- 2 cenouras
- 1 cubo de sazon*
- 2 colheres de creme de leite fresco
- Sal, pimenta do reino e curry a gosto
Preparação
- Ferva uma grande panela de água
- Corte os legumes em pequenos cubos e coloque na água em ebulição para cozinhar
- Durante o cozimento, adicione o tempero pronto
- Quando os legumes estiverem cozidos, retire a maior parte da água, deixando apenas o suficiente para cobrir os legumes
- Bata os legumes e a água que restou no liquidificador
- Volte para a panela e deixe esquentar no fogão até começar a entrar em ebulição
- Desligue e adicione o creme de leite, a pimenta, o sal e o curry
*eu não recomendo nem uso temperos prontos quando cozinho por conta não só da quantidade de sódio mas também porque prefiro o gosto dos alimentos e do tempero – eu adoro especiarias, mas a receita não ear minha então estou sendo o mais fiel possível aqui!
Receita : Sopa fácil de abóbora
Como da última vez, aqui vai a versão Bela Gil Sincera da receita. Como eu nem sempre tenho creme de leite – que faz toda a diferença mas não é ESSENCIAL para a sopa, e como eu adoro colocar umas coisinhas a mais, tenho uma versão modificada que nada mais é do que uma sopa rápida com quase os mesmos ingredientes.
Ingredientes para duas pessoas
- 400g de abóbora
- 2 cenouras*
- 2 batatas*
- 100g de champignons de Paris**
- 1 colher de café de manteiga (10 a 15g)
- Castanhas de caju
- Curry e páprica
- Pimenta do reino
- Queijo é opcional mas em casa meu pai adora botar um parmesão
Preparação
- Para o caldo, cozinhe os legumes todos (como na primeira receita), mas pode separar e tirar a água. Eu gosto de bater a sopa na hora, então eu guardo os legumes cozidos e ponho no liquidificador com água só na hora que vou comer.
- Para preparar os champignons, limpe-os e corte em pedaços ou em fatias.
- Numa frigideira, derreta a manteiga e coloque em seguida os cogumelos para dourar, até mudarem de cor.
- Quando os cogumelos estiverem prontos, misture numa panela o caldo e os cogumelos, adicione bastante páprica e curry – uma vez me disseram que “não é porquê vem num pote pequeno que tem que usar só um pouco”. Então eu sou bem generoso e o gosto fica bem mais marcante!
- Deixe cozinhar por algum tempo e, após servir, amasse as castanhas de caju e coloque por cima.
- Dependendo do meu humor e do queijo que eu tenho no refrigerador eu também coloco um pouco, mas na sopa da foto nem precisou, já estava super nutritiva e grossinha!
https://www.instagram.com/p/BoZuMSgBiNf/
*Eu adiciono o que eu tiver na verdade, pode ser couve flor, abobrinha, berinjela… O legume que tiver entra na sopa sem problemas!
**Ou bacon se não tiver champignons. Eu pessoalmente sempre tenho champignons em casa pois acrescentam proteína com um gosto diferente e são rápidos e fáceis de cozinhar. Eu não tenho por enquanto a ambição de ser vegetariano, mas busco reduzir a quantidade de carne quando possível e não me apego mais tanto a ter em todas as refeições.
O bom de fazer uma sopa que é quase instantânea é que a gente tem a impressão de estar ganhando tempo. E essa receita além de tudo permite guardar os legumes já cozidos na geladeira para só bater e esquentar.
Eu aproveito quando consigo cozinhar bastante nos fins de semana para deixar tudo pronto e só chegar em casa após um dia cansado sabendo que já tenho uma sopinha gostosa e feita na hora, sem ter que me preocupar em realmente fazer uma sopa na hora. Prático né?
Deixe um comentário