Costumes da França – Toussaint

 

Fala galera!

O post de hoje foi uma idéia da minha coloc, enquanto preparávamos a decoração de Halloween!

E não, infelizmente não temos uma história horripilante. Mas vamos decifrar o que os franceses fazem nessa época do ano.

Um primeiro ponto interessante é que, assim como no Brasil, eles não tem nem um pouco a tradição de festejar o Halloween como nos EUA ou na Inglaterra. Apesar de ter o mesmo clima de friozinho, árvores mudando de cor e dias ficando mais curtos, o Dia das Bruxas é só mais um evento comercial, que não tem lá muitos adeptos.

 

Assim como no Brasil a idéia foi disseminada começando pelas escolas de inglês e adotada pouco a pouco pelo comércio, um efeito parecido aconteceu na França. Alguns setores aproveitam a onda e aproveitam essa demanda. São principalmente os setores de doces (dãh), fantasias (dãh), e bares e baladas. Se vê muito poucos lugares decorados para a ocasião, e aquelas cenas da cidade toda cheia de abóboras não é nem de longe uma realidade aqui.

E olha que aqui na França o outono é a estação mais propícia para as abóboras, que são vendidas em vários tipos!

Mas, e então, o que os franceses fazem nessa época? Por aqui, assim como no Brasil temos o feriado católico de Finados dia 2, eles tem o equivalente na Toussaint, ou “Todos os Santos”, festejado dia primeiro de novembro.

Em resumo, temos o seguinte:

Dia 31 é o Halloween, comemorado nos países anglo-saxões. Dia primeiro começam as comemorações cristãs / católicas com o Dia de Todos os Santos, seguido de Finados, que é feriado no Brasil.

DECIFRANÇA

Uma das coisas que me surpreendia um pouco no começo é ainda existir toda uma conjuntura administrativa em torno de feriados cristãos num país que é há tanto tempo um símbolo do laicismo do estado. Quando me explicaram que sim, as férias de outono e inverno são calculadas em torno de dois feriados cristãos (a Toussaint e o Natal), eu fiquei um tanto quanto perplexo, mas isso só mostra o quanto ainda existem marcas históricas muito profundas e que a sociedade talvez não esteja pronta para abandonar…

A Toussaint é um dos feriados centrais das férias escolares – que aliás levam o nome do feriado – então é um momento em que muitas famílias tiram férias e viajam.

Olhando o site do Guide du Routard, um dos maiores editores franceses de guia de viagens, dá pra perceber que a dica deles é focada bastante em aproveitar os últimos dias de sol e fugir para as regiões mais quentes do país (ou seja, o sul ou o centro-sul).

Apesar de parecerem bem resolvidos com o clima os franceses não cansam de reclamar do frio e sempre que podem dão uma fugidinha para ver um tempo bom.

 

Para você que leu até aqui, uma curiosidade surpresa:

Até o ano da publicação deste post (2018), é em torno desse momento que acontece a mudança do horário de verão para o horário de inverno. Isso faz com que os dias pareçam ainda mais curtos, mas talvez por pouco tempo. Está em análise um projeto da comissão europeia para cancelar o horário de verão, em resposta há estudos mais recentes que mostram que com os avanços tecnológicos o ganho da mudança é cada vez menor.

Talvez não tenhamos mais isso na França (e na União Européia) daqui um ano ou dois… Será que o resto do mundo vai seguir? Ou pelo menos fazer estudos para ver os impactos reais hoje em dia?

Eu achei um super exercício de método científico botar a prova uma idéia que por tantos anos foi um preceito tão importante nos esforços de economia de energia!

E você, festeja ou não o Halloween? Conta aí nos comentários ou então lá no Twitter! Eu pessoalmente esse ano fui 100% e resolvi até comprar e desenhar em abóboras!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: