Update: Recebi meu Imposto!

Fala galera!

Hoje estou fazendo um post bem rapidinho apenas para dar um update sobre o Imposto de Renda, que recebi semana passada. Inclusive eu devo ser a única pessoa deste país que está contente em receber o imposto…

Para quem segue o blog, deve ter visto que em maio teve um post bem longo sobre impostos, onde eu decidi colocar no ar todo o kit que eu precisei fazer para fazer minha declaração de renda do ano 2017, com planilhas e tudo.

Como franceses adoram um papel, e as diferentes legislações européias são super pesadas na proteção contra lavagem de dinheiro, tem muita coisa pra preencher, regras e mais regras para ler, e, se você tiver algum dinheiro no seu país de origem, alguns cálculos para fazer.

Antes de começar a falar do Avis em si, só para deixar clara a timeline de coisas que devem acontecer, um recapitulativo:

  • Envio da Declaração de Renda: entre Abril e Maio, com uma data limite que muda de ano em ano
  • Retorno do Avis d’Imposition: a partir de Julho, mas se for sua primeira declaração pode esperar até Setembro antes de se preocupar. Depois disso tente contactar o Centro de Finanças Públicas da sua região para saber se tem algum problema com o seu dossier.
  • Pagamento: a última data para pagamento é em Novembro, mas em geral você tem que pagar até 5 dias depois da data que vem escrita no Avis d’Imposition.

Eu estava no caso em que chegou o meio de setembro e nada de chegar em casa o famoso papel… Então eu liguei lá no fisco, mandei e-mail e depois de reenviar alguns documentos e ter que explicar que eu não tinha um número fiscal – foi bem inesperado quando eu mandei o e-mail: “Senhor, para eu te dar seu número fiscal preciso saber seu número fiscal”. Típico “ovo e galinha” francês das burocracias.

Enfim, a demora é grande para receber o “Avis d’Imposition”, que é o papel onde temos os detalhes de o quanto temos pagar. Ele também indica “como pagar” (mais ou menos), além de algumas outras informações chave para continuar a vida aqui na França.

Para mim a espera acabou e eu finalmente posso contar para vocês como é esse papel e o que temos que fazer com ele!

 

Entendendo o Avis d’Imposition

Pronto, agora vamos para os elementos chave desse papel. Eu não vou postar o meu pois tem, obviamente, todos os meus dados, mas tem um link legal com um modelinho para quem quiser ver, em francês aqui.

  • Número fiscal: é o equivalente do seu CPF, e serve para entrar no site www.impots.gouv.fr para fazer as próximas declarações, que poderão (ai que festa) ser feitas online!
  • Réference de l’avis: junto com o número fiscal, esse código permite verificar que o documento é oficial no site do governo. Para quem recebe não é muito útil, mas é útil por exemplo em clubes ou associações onde você pode ter descontos segundo o seu ‘coeficiente fiscal’.
  • IMPOT NET : é o montante de imposto a ser pago.
  • PLAFOND EPARGNE RETRAITE: esse número é o teto que você pode investir na sua aposentadoria para abater do imposto de renda do ano seguinte. É útil se você pretende aposentar na França, pois essa opção de investimento só é liberada a partir dos 62 anos (ou seja, realmente na aposentadoria, fora algumas exceções previstas na lei)
  • Taux pour le foyer: em 2019, começa na França a Retenção de Imposto de Renda na Fonte. No Brasil já é padrão, mas aqui na França eles estão iniciando isso só agora, com um sistema muito mais complexo do que precisa… E esse número quer dizer o quanto vai ser retido do seu salário a partir de Janeiro de 2019.

Uma vez com todas essas informações, é a hora de pagar o imposto! E a facilidade é que pode ser feito online, no próprio site www.impots.gouv.fr , e é bem fácil. Eu fiz em 5 minutos, é só ter o seu RIB e colocar os dados lá para ativar.

Como eu cheguei em Agosto de 2017 meu imposto foi mais baixo esse ano, mas é sempre bom repetir a dica dos franceses para não ser pego desprevinido:

Separe, ao longo do ano, o equivalente a 1 salário bruto para pagar o imposto de renda.

Obviamente esse não é o cálculo exato (que você pode fazer desde o começo do ano projetando sua renda com os dados do Barème, disponíveis gratuitamente online), mas dá um guia para você começar se não tiver nenhuma idéia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: