Fête de la Musique

Enquanto no Brasil está todo mundo começando a curtir o inverno e as poucas oportunidades de usar aqueles casacos mais pesados, aqui na França o verão está começando e se tem uma coisa que os europeus sabem fazer é aproveitar esse momento.
Apesar de eles ficarem bem felizes no começo do inverno por poder comer as comidas de montanha bem gordurosas, essa alegria não dura muito e eles logo começam a reclamar que o frio está durando muito. Esse ano em especial a maior parte da França tem sofrido com frentes frias, então as reclamações não param !

 

Por sorte, finalmente estamos chegando no verão de verdade e com ele a grande festa do solstício, a Fête de la Musique. Eu pessoalmente gosto de imaginar essa festa como o carnaval aqui da França. Apesar de existir o « Carnaval » com esse nome em algumas cidades, como Cologne na Alemanha, Lille, e outras festas parecidas na região próxima da Espanha, elas não acontecem ao mesmo tempo, e são isoladas entre si.

 

Já a Fête de la Musique é realmente o momento em que toda a frança sai pra rua para festejar e aproveitar do sol e da chegada do verão. É um momento em que todos saem pra rua, e muitos grupos de música se apresentam em todos os lugares. Em todas as grandes cidades, nesse dia tem fanfarras na rua, bandas dentro de quase todos os bares estendem o serviço pela rua afora.

 

O dia da festa oficial é 21 de junho, que cai em geral ao mesmo tempo que o solstício de verão. É uma festa bem família, então você vê jovens, famílias com crianças, idosos e até gente com animais curtindo. As prefeituras em geral se ocupam da logística, então dependendo da cidade banheiros públicos e postos de primeiros socorros são instalados em pontos-chave.

Como um dos objetivos deste blog é compartilhar a cultura francesa, neste post decidi compartilhar duas playlists com músicas para a Fête de la Musique.

A primeira playlist é minha mesmo, e tem algumas das minhas músicas preferidas, mas também algumas novas que eu descobri esse ano durante a festa (que foi ontem). Nela tem claro, músicas francesas, mas como o clima da Fête de la Musique é curtir todo tipo de música, tem algumas que estão bombando na França mas não são cantadas no idioma de Voltaire.

Se gostarem da lista, deixem um comentário ou mandem um tweet, pra eu saber e fazer mais playlists temáticas!

A outra é mais clássica, e os créditos vão todos para a Aliança Francesa do ABC que postou semana passada na página deles do instagram.

 

 

E no Brasil ? O consulado francês tem algumas iniciativas para a valorização da cultura francófona nessa data, então em algumas universidades por exemplo existem apresentações nesse dia. Se você mora numa cidade grande, vale a pena dar uma pesquisada, pode ser uma ocasião de encontrar outras pessoas que se interessam pela cultura francesa e conhecer novos artistas, músicas e outras obras artísticas.
Durante a faculdade eu frequentei algumas vezes esses eventos, e era sempre super legal pois além de ver apresentações de música novas tinha um discurso da consuleza da época, e para encontrar professores de francês era um ótimo ponto de início.

Fica aí a dica para mais uma curiosidade, e não deixem de mandar os assuntos que querem ler aqui no blog!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: