5+1 apps que todo mundo tem que conhecer

Essa semana vamos falar sobre tecnologia. Para ser mais preciso, vou falar dos 5 apps que eu acho que todo mundo que mora (ou até mesmo só passeia) na França tem que conhecer.

Se você está morando no país a algum tempo e não conhece algum desses apps, não perca tempo e veja o post agora para não perder nem mais um minuto sem todo esse conhecimento inestimável que a internet tem para te dar.

  • Leboncoin (ou : OLX dublado)

O leboncoin é o maior site francês de vendas e trocas de objetos. Ele começou um pouco como o OLX e o Mercado Livre, em 2006, mas começou rapidamente a abranger muito mais coisas.

Hoje em dia é possível encontrar de mamadeira a empregos no site!

Se você precisa de qualquer coisa que possa ser comprada de segunda mão, não deixe de passar pelo menos algum tempo no site ou no app olhando as ofertas, você pode economizar muito dinheiro! Afinal, aquele móvel maravilhoso do Ikea fica mais bonito ainda se você tiver um descontão de 50% só porque a pessoa comprou e não precisa mais.

Ele também é parada obrigatória para quem está procurando um imóvel para alugar ou comprar. Como tratar com imobiliárias tem um custo muito elevado, muitos proprietários acabam por fazer os trâmites por conta própria, e o site é uma ótima saída pois dá para anunciar de graça. Para procurar uma república ou um apartamento para dividir ele também é sensacional, eu pessoalmente acho mais eficaz do que os grupos do facebook – afinal os franceses não são o povo mais eficiente no mundo quando se trata de rede social.

Se você está precisando comprar ou vender qualquer coisa que seja – e eu já disse, pode ser um pano de pratos, um barco, um tênis ou até um trator – dê uma olhada ainda hoje e eu tenho certeza que você vai encontrar pelo menos uma oferta do item que você busca.

  • Bankin’ e Linxo

Apesar do sistema bancário francês parecer muitas vezes um pouco atrasado para nós brasileiros, não tem como escapar dele se você ficar aqui por bastante tempo. Assim, temos que nos acostumar com o uso excessivo de cheques e cartas, trâmites as vezes demorados, transações que não caem direto na sua conta e outras dificuldades que vamos descobrindo ao usar as contas.

Mesmo assim, os aplicativos costumam ser bem feitos e ter bastante funcionalidades interessantes. Por exemplo no aplicativo da Société Générale eu consigo falar diretamente com a minha gerente, ver todas as minhas aplicações num só lugar e ainda controlar meu orçamento com taggeamento automático de transações. Eu sei também que o BNP Paribas tem uma solução para transferência de dinheiro entre contas apenas pelo número de telefone desde 2015 (quando Picpay ainda nem era sonho no Brasil).

No entanto, se você assim como eu precisa de mais controle do que isso, e estava acostumado a ser super bem tratado com a maravilha do GuiaBolso, com certeza está sentindo falta de alguma coisa com os aplicativos do seu banco.

É aí que entram o Bankin’ e o Linxo. A idéia deles é bem parecida com a do GuiaBolso, apesar de não estar ainda tão maduro, pelo menos a meu ver. Eles te ajudam a organizar as contas e saber exatamente pra onde está indo o dinheiro.

View this post on Instagram

Aujourd'hui, présentation du service Bankin. Bankin permet de gérer votre argent de manière très simple. Vous pouvez suivre vos dépenses, les catégoriser, tenir informé de vos rentrés d'argent. Pourquoi le choix de l'équipe sur l'utilisation de Bankin? – La possibilité d'ajouter plusieurs comptes de plusieurs banques – La possibilité d'effectuer des virements directement de l'application – Le coach épargne virtuel – Le prévisionnel qui permet d'anticiper. – Le service gratuit est très satisfaisant Disponible sur l'App Store et le Google Store. Utilisable sur pc. Pour toutes questions liées à la prise en main de l'application, pour des questions plus techniques sur l'épargne et la gestion de capital, n'hésitez pas à contacter l'équipe. #bankin #banque #budget #money #argent #appstore #business #capital #investissement

A post shared by 💸Les Nouveaux Riches 💸 (@nouveaux_riches_) on

  • Tricount

Esse é ideal para aquela viagem ou para rachar as contas de um churrasco ou qualquer outro evento. O app não é francês nem nada, mas ele já me quebrou muitos galhos nessa vida.

Para começar, é só indicar as pessoas que estão rachando a conta e mandar o link – não vou dizer pelo grupo do whatsapp porque se tiver franceses eles não vão ter whatsapp, mas vc entendeu a idéia. Daí todo mundo pode adicionar gastos pelo tablet, pelo computador, pelo telefone, onde estiver e, uma vez sincronizado, ele vai dizer bonitinho quem deve dinheiro para quem, minimizando o número de transferências.

Esse eu indico até se você não estiver viajando nem pra França nem pra lugar nenhum mas tem preguiça dos seus amigos que sempre encontram dificuldade para rachar a conta das coisas. Sai calote e entra facilidade para garantir que ninguém vai ficar no negativo durante a viagem.

  • Oui.SNCF e o App da companhia de transporte da sua cidade

Recentemente, a companhia francesa de trens, SNCF (Société Nationale des Chemins de Fer Français) mudou o nome do site e aplicativo para oui.sncf. O antigo site, voyages-sncf.com foi o primeiro e-commerce francês, foi um marco na internet francesa e na relação da empresa com seus clientes.

Mas o que interessa aqui não é o passado, mas o fato de que com esse app você pode não apenas ver os horários e comprar seu bilhete de trem, como usar o próprio aparelho como bilhete (com um QR Code malandro) e, se precisar, fazer a troca pelo próprio telefone. Além disso, na hora de embarcar ele também te fala em qual plataforma está o seu trem, e se tiver atraso dá para colocar notificação. Não é uma maravilha?

Os franceses vivem reclamando, mas eu pessoalmente acho o aplicativo uma lindeza que me economiza horas de vida nas filas das estações de trem e o papel dos bilhetes.

E eu não podia deixar de comentar que outro app essencial é o da empresa de transportes da sua cidade ou região. Eu não posso falar especificamente de todos eles, mas eu sei que o de Paris (RATP) é sensacional e calcula muito bem os trajetos. Alguma cidades já estão testando bilhetes digitais, que ficam no app e te evitam ter que carregar 1540 papéis e ficar perdido para saber qual que é o ticket certo entre todos que você tem no bolso ou na bolsa.

Para ajudar você que está com dificuldade para achar o app certo para a sua cidade, vou listar alguns links:

RATP para quem estiver em Paris

TCL para quem for par Lyon

RTM em Marselha

TBM em Bordeaux

Tan em Nantes (aqui tem tickets digitais!)

Transpole em Lille

E para qualquer outra cidade basta jogar no google ‘tranport [nome da cidade] app’ que aparece.

  • Blablacar

Essa dica chegou no Brasil há algum tempo já, mas eu acho que vale muito explicar aqui que o conceito é 100% francês e que funciona muito aqui!

Com o app você consegue economizar uma grana além de muitas vezes conhecer pessoas legais no trajeto. A idéia de tomar carona não é lá tão inovadora em si, mas é sempre útil saber qual o melhor canal para fazer isso.

Bônus: Too good to go

Eu ia fazer só 5 apps mesmo, mas esse aqui apareceu no meu feed de podcasts e eu achei legal compartilhar (após testar, é claro). Acabou que eu gostei e resolvi dar essa dica aqui.

O conceito: você compra os produtos perecíveis que não foram vendidos durante o dia por um dos estabelecimentos cadastrados. Por exemplo, se uma padaria não vender todo o pão e as maravilhosas viennoiseries ao longo do dia, você pode pagar um valor módico e ir buscar uma parte destes produtos não vendidos (que em francês eles chamam de ‘invendus’).

É importante ler toda a descrição dos comerciantes, pois muitas vezes você tem que levar a sua própria sacolinha (afinal a idéia é participar ativamente no desenvolvimento sustentável). Eu testei por enquanto só numa padaria perto de casa, onde fui muito bem servido, mas no app também tem uma patisserie que eu estou louco para provar.

Esse app foi feito por uma engenheira de alimentos, que resolveu lutar contra o desperdício de comida nos restaurantes e padarias. Nessa entrevista (em francês) ela explica como foi o processo de criação do app, a trajetória e os planos de expansão.

Acabei de achar uma reportagem sobre o app, perguntando se isso realmente ajuda contra o desperdício… Vale ler pra formar a própria opinião.

 

E aí, o que achou dos apps? Vai usar algum AGORA? Ou então TODOS? Não deixe de seguir o blog e o canal do youtube para ter todas as novidades em primeira mão!

2 comentários em “5+1 apps que todo mundo tem que conhecer

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: