Artigo em Francês – Quanto ganha um Youtuber profissional na França?

Oi gente!

Recentemente, alguns youtubers bem famosos na frança mudaram pra minha cidade.

Como saiu no jornal e tudo, eu fui atrás de saber um pouco mais deles, e uma entrevista me chamou bastante a atenção.

 

Na entrevista o youtuber Amixem contava um pouco sobre o canal dele, mas o que me chamou a atenção de verdade foi um ponto que a gente muitas vezes não pensa: quanto é o bastante para viver?

A gente se preocupa muito com custo de vida e quanto é o mínimo para ter uma vida legal e assim por diante, mas eu tenho a impressão que poucas pessoas se interessam em saber o quanto um francês acha o bastante para viver.

Na entrevista, que eu traduzi e vou deixar nos links, ele fala que ele ganhava na época (disclaimer: ele subiu de 1 milhão para 3.6 milhões de inscritos desde a entrevista) cerca de 14.000 euros com o youtube, dos quais metade ia para impostos Ele também fala que se paga um salário de 2.000 euros.  Nesse post vou comentar um pouco mais a fundo essas duas essa informações.

Afinal, dois mil euros é muito?

Pra começar: dos 7 mil euros que sobram, ele reinveste 5 e se paga 2 para viver ao longo do mês. E, em termos relativos, quanto valem 2000 euros?

Acho legal comparar um pouco com os valores, por exemplo, do salário mínimo (SMIC) da frança, e os valores de algumas bolsas de estudos francesas:

Eu achei legal trazer esses dados pra trazer o conceito de custo de vida um ponto de vista um pouco diferente.

Como a gente pode ver, não tem uma diferença tão gritante. Mesmo com uma receita quase 10 vezes maior que esse salário mínimo, o youtuber se paga algo próximo de 1,5 salários mínimos.

Afinal apesar de todo mundo falar que o tem menos desigualdade na Europa e etc, poucas vezes vemos exemplos tão contundentes quanto essa comparação do salário mínimo com o salário que um yotuber com mais de um milhão de inscritos se paga todos os meses.

Impostos

Acho que em primeiro lugar é importante comentar a carga tributária: no Brasil nós vivemos falando que o peso dos impostos é muito grande sobre as empresas e que é isso que impede o país de se desenvolver. Mas na entrevista, o youtuber lista pelo menos 3 tipos de impostos diferentes – e obviamente ele não listou todos, como no Brasil não perderíamos nosso tempo listando) – que somam cerca de 50% da receita gerada mês a mês.

Mesmo assumindo que a carga tributária de outros tipos de empreendimento seja menor (e muitas vezes não é), dá pra imaginar que uma empresa na França vai ter no mínimo tanto de imposto para pagar quanto no Brasil. Fora que a mão-de-obra é mais cara, e por conta dos anos e anos de lutas sindicais vários direitos adquiridos tornam a operação de um negócio bastante custosa.

Ainda vamos falar sobre os impostos e tributos na França, mas achei legal dar uma visibilidade pro assunto.

 

Em resumo:

Mesmo com uma receita gerada de quase 10x mais do que o salário mínimo (dos quais segundo o youtuber 50% viram imposto), ele prefere se pagar um salário mensal de 2000 euros. Pra mim saber disso foi bem incrível.

Eu achei bem legal ter uma noção de como pessoas que tem esse tipo de receita se organizam, e é bem interessante ver que num país como a França mesmo quem poderia estar num padrão de vida muito maior não necessariamente se dispõe a arcar com isso.

E aí, quer virar youtuber na França também? Se liga no blog pra ter as melhores dicas de como entender a vida, o universo e tudo o mais sobre a França.

(Sim, vai ter links)

A entrevista traduzida (de modo bem livre por mim)

Site do ministério público sobre o salário mínimo

Site da CampusFrance com as modalidades de bolsa

A reportagem que eu falei lá no começo sobre a mudança dos youtubers para a minha cidade, e mais duas reportagens sobre o Amixem (aqui e aqui)

As redes sociais do Amixem: Youtube, Instagram,

Um post que eu achei legal com dicas de youtubers franceses, enquanto você espera a lista que eu vou preparar mais pra frente 😉

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: